terça-feira, 28 de maio de 2013















 Aula do dia 27 de maio 

O professor Fernando ,propôs que todos da sala enviassem um sms ,e depois postasse no blog a consequência desse ato  .


Envie a mensagem e não recebi uma resposta . 

segunda-feira, 20 de maio de 2013



Evento sobre TIC e EAD em Sergipe




Olá pessoal,

divulguem nos blogs e nas redes sociais:


Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais realiza seu V SEMINÁRIO NACIONAL com a temática TIC e EaD” nos dias 02 e 03 de dezembro de 2013.Este evento se fortalece ainda mais com a participação e apoio da Universidade Federal de Alagoas que tem mantido um contínuo e profícuo diálogo com o grupo de pesquisa,especialmente na publicação da REVISTA EDAPECI.




-- Site: http://edapeci.ufs.br/

Inscrevam-se. Vai ser uma ótima oportunidade para participar de um evento de grande qualidade, e aqui perto de nós.

Aguardarei vocês lá. Já conversem com o pessoal do Centro Acadêmico para que consigam transporte com a universidade para a ida e volta de vocês.

domingo, 19 de maio de 2013

Foi feita uma pesquisa com 15 pessoas para, que elas respondessem.
Por qual razão você tem o celular ?




Nomes dos entrevistados

Thalys Rafael
Lucas Ferreira
Sergio Junior
Andreza Albuquerque
Wellington  Felix
Camila Rocha
Eliana Cavalcante 
Jean Sibaldo 
João Vitor 
Rosicleide Araujo
Maria Helena 
Maria Lúcia 
Edilson Araujo
Jhennyfer Kessiley
Jhessyca Keroly 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

A Plasticidade Cerebral







A Plasticidade Cerebral

O cérebro é capaz de aprender por sua flexibilidade. Aquela capacidade muda em resposta a estímulos do ambiente. Esta flexibilidade está baseada em as propriedades intrínsecas do cérebro, sua plasticidade.


Esse mecanismo funciona de formas diferentes ao nível das conexões sinápticas. Algumas sinapses podem ser geradas (sinapto gênese) outras eliminadas (podadas), sua eficácia pode ser moldada, Com base nas informações processadas e integradas pelo cérebro.

As "estradas" deixadas pelo aprendizado e memorização são frutos dessas mudanças.

Plasticidade é, portanto, uma condição necessária para a aprendizagem e uma propriedade intrínseca do cérebro ao longo da vida toda.

A Plasticidade cerebral e suas implicações é uma característica importante do cérebro. Educadores, políticas de mercado e todos os estudantes devem ter uma compreensão do porque é possível aprender ao longo da vida. De fato, a plasticidade cerebral, constitui um forte argumento neurocientífico sobre a aprendizagem durante "toda a existência humana"

Poderá a escola ser um bom lugar para começar a ensinar como e por que eles (os estudantes) são capazes de aprender?.

"Understanding the Brain: The Birth of a Learning Science", 2007, page 30

Desafios



O desafio da TIC na educação


  As tecnologias da informação e comunicação vêm promovendo grandes mudanças no campo educacional e cada vez mais, desafios e possibilidades são apresentados aos professores. 
     O grande desafio que os educadores vivenciam é superar esse modelo conservador, que consiste no ensino autoritário, mecânico e descontextualizado, em que professore aluno ficam restritos à reprodução do conhecimento. Portanto, em função disto, os professores precisam preparar-se para serem consumidores críticos das mídias e desses aparatos, e para ajudar os seus alunos a se relacionarem criticamente com elas.
     Portanto, as TIC são importantes desde a formação de professores, para serem habilitados com as ferramentas tecnológicas, ou seja, estar preparados para trabalhar o seu conteúdo juntamente com as técnicas disponíveis. Esse caminhar tecnológico deve ser dado pelo educador para que junto com os alunos possam construir um novo saber com auxílio das tecnologias, comunicação e informação, cujo resultado almejado, seja alcançado com o conhecimento e com a transformação para atender as necessidades da sociedade atual.


Valmir, Carla e Simone

Hipertexto



Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
Outro aspecto fundamental do hipertexto é no contexto educacional, sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento
Paralelamente aos aspectos positivos os teóricos do hipertexto apontam, também, os problemas que podem advir de seu uso como sistema de ensino e aprendizagem. Para Santos a característica de não linearidade exige atenção redobrada para que o foco de pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos, também de interesse do aluno e do pesquisador, mas que não se definem como complementares àquela intertextualidade que o leitor hipertextual buscava no início da pesquisa.
O hipertexto  apresenta uma forma de leitura não linear e que nos proporciona muitas possibilidades  de leituras em diversos formatos e ordens, nos conduzindo numa experiência excitante que pode nos deixar a deriva se nos faltar atenção. No hipertexto um palavra  ou expressão  podem remeter a outras gerando  intertextualidade.  A impressão que dá  é como se tivéssemos um dicionário incluso no próprio  texto.
            As palavras ou expressões destacadas no texto acima são hiperlinks ou links que  levam  aos textos originais  dos quais eu retirei os trechos citados  para formar esse hipertexto.     


          http://grace12.wordpress.com/meu-portifolio/o-que-e-um-hipertexto/

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Aula (3) :  Mapas conceituas e o processo de ensino e aprendizagem

Comentário sobre a aula do dia 06/05/2013

Na aula de hoje aprendemos como elaborar um mapa conceitual usando uma folha e uma caneta e também pelo software Cmap Tools que  foi  ensinado passo a passo . Foi passado também alguns conceitos a história e como usa-los e exemplos , a turma foi separada em grupos e depois de ler o texto fizemos um mapa conceitual .Colocando em pratica tudo aquilo que aprendemos ,foi uma aula muito interessante .


Conceito de mapa conceitual



       Um mapa conceitual é uma ferramenta que permite organizar e representar, graficamente e através de um esquema, o conhecimento. Este tipo de mapas surgiu na década de 1960, com as teorias sobre a psicologia da aprendizagem propostas por David Ausubel.
     O mapa conceitual visa representar relações entre conceitos através de proposições. Os conceitos aparecem dentro de caixas de texto ou círculos, ao passo que as relações entre eles são representadas por linhas que unem as respectivas caixas ou círculos.
      As linhas, quanto a elas, apresentam palavras associadas (de ligação) que descrevem qual é a natureza da relação que vincula os conceitos. Posto isto, um mapa conceitual permite resumir os principais conteúdos de um texto.
Para Ausubel, o factor mais importante na aprendizagem é aquilo que o sujeito já conhece. Portanto, a aprendizagem significativa tem lugar quando a pessoa associa, consciente e explicitamente, os novos conceitos a outros que já possua. Este processo motiva uma série de alterações na estrutura cognitiva.
De acordo com Joseph D. Novak, docente da Universidade de Loyola, aliás criador dos primeiros mapas conceituais, os novos conceitos são adquiridos pela descoberta ou pela aprendizagem receptiva. Como a aprendizagem nas escolas é essencialmente receptiva, os alunos decoram definições mas falham na hora de se manifestar quanto ao verdadeiro significado dos conceitos. O mapa conceitual, por sua vez, gera uma aprendizagem activa graças à qual se pode  organizar as ideias.

A criação de um mapa conceitual obriga a relacionar conceitos: não se trata de uma mera memorização, mas sim de todo um processo activo.


Leia mais: 
http://conceito.de/mapa-conceitual

domingo, 5 de maio de 2013


Alunos do Ginásio Pernambuco voltam às aulas e ganham tablets



Pernambuco é o primeiro estado a receber as unidades do Intel Classmate PC, versão tablet, que custaram R$ 641 cada.

A volta às aulas para os alunos do Ginásio Pernambucano teve clima especial nesta quinta-feira, com a inauguração do novo prédio da escola de referência em ensino médio. Os cerca de 670 estudantes que estudavam no prédio alugado na Rua do Hospício se transferiram para a nova unidade, que fica na Avenida Cruz Cabugá. Durante a inauguração, os alunos receberam tablets. Os equipamentos fazem parte do projeto Aluno Conectado.

Pernambuco é o primeiro estado a receber as unidades do Intel Classmate PC versão tablet, que custou R$ 641 cada. Ao todo serão distribuídas 156 mil unidades para os alunos do 2º e do 3º ano do ensino médio nas escolas públicas do estado.

Primeiro serão contempladas as unidades situadas em municípios cuja população é superior a 300 mil habitantes e que obtiveram notas acima de 5,0 pelo Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe).

Na ocasião, o governador Eduardo Campos também entregou 20 mil microfones para os professores utilizarem nas salas de aula e anunciou a distribuição de 240 kits de robótica até o início de agosto para todas as escolas de referência, técnicas e ligadas ao Ensino Médio Inovador.                       

Estrutura - Com a nova sede, a escola centenária passa a oferecer 18 salas de aula, cinco laboratórios, quadra coberta e auditório com capacidade para 150 pessoas. Foram 15 meses de obras e cerca de R$ 5 milhões em investimentos.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Comentário relativo a aula do dia 29/04/13

Foi uma aula bastante proveitosa, pois tivemos a oportunidade de conhecer e fazer o uso do DROPBOX, importante para interação da turma nas atividades acadêmicas. Mais uma coisa positiva que a tecnologia nos proporciona, mas que devemos usar com consciêcia e responsabilidade.
Outra coisa interessante foi o uso dos computadores para atualizações dos blogs e pesquisas.

Haída Raira D. Ramalho.
Comentário relativo à questão: "Para você, no seu cotidiano acadêmico, como tem se utilizado das tecnologias e mídias?"

A principal utilidade até o momento foi a interação com a turma e com o professor fora da sala de aula, como no grupo do curso criado no facebook e no blogs, tanto do professor quanto das duplas. Além de pesquisas para as atividades acadêmicas e de auto-conhecimento.

Haída Raira D. Ramalho.