terça-feira, 30 de abril de 2013

Conheça o OLPC (um laptop por criança)

One laptop per child” (um laptop por criança) é um conceito. É um projeto de educação, não um projeto de laptop. Pode ser implementado em mais de uma maneira, de forma alguma limitado ao paradigma do chamado "laptop de US$100, da associação sem fins lucrativos OLPC. O argumento para a OLPC é simples: muitas crianças — especialmente aquelas em áreas rurais dos países em desenvolvimento — têm tão pouco acesso à escola — em alguns casos só a sombra de uma árvore; que construir escolas e capacitar professores é o único caminho — talvez o mais lento – para aliviar a situação. Ainda que programas de construção de escolas e educação dos professores não devam parar, um outro método paralelo aconselhado pela OLPC é potencializar as próprias crianças, engajando-as mais diretamente na sua própria aprendizagem. Pode soar implausível equipar as crianças mais pobres com laptops conectados, quando mesmo as mais ricas não os têm, mas não é esse o ponto. Os laptops podem ser accessíveis e as crianças são mais capazes do que se acredita que sejam.


Alguns modelos do OLPC











O Projeto Passo a Passo, da Fundação Golodrian e a Fundação Marina Orth



O Projeto Passo a Passo, desenvolvido tanto pela Fundação Golodrian ea

Fundação Marina Orth, teve um impacto realmente positivo em várias comunidades, especialmente a "Comuna Oito" em Medellin. A Comuna Oito é uma das áreas mais difíceis da cidade, onde a violência e as infames "fronteiras invisíveis" têm causado muitas dificuldades na comunidade, no entanto, este não foi um obstáculo na nossa missão de continuar a educar os 650 meninos, meninas e adolescentes que têm a oportunidade de interagir com as vantagens tecnológicas deste programa. Tem sido extremamente gratificante testemunhar o desenvolvimento eo impacto positivo nas crianças não tinham idéia do que interagir com outras pessoas usando a internet. Eles tiveram a oportunidade de aprender a partir de vários sites e programas: como a Wikipedia, risco, dor Tux, Memorize, Matemática Tux, Gcompris, falabracman, entre outras, tudo graças aos nossos projetos de sala de aula e seus professores.




Os alunos chegam todos os dias cheio de energia, ansiosos para compartilhar com seus professores e

colegas os novos jogos, técnicas e soluções descoberto fazendo muito uso
Seus computadores. A alegria de aprendizagem transcende a sala de aula, até mesmo os seus pais
Sua expresaron ter felicidade em ver jovens Sua usar esses programas. Tem
Incentivou-os a se inscrever nas diferentes oficinas oferecidas preferidos pela Fundação para que eles também podem se beneficiar aprendendo a usar esses computadores, Malthus a experiência de aprendizagem pode continuar em casa.

Os alunos mais ousados, criativos e engenhosos só tenho Não ganharam o

Satisfação pessoal de reconhecimento de seus professores, fazendo muito para monitorar grupo consolidado no projeto Passo a Passo, para que o estatuto coloca em uma posição privilegiada dentro da comunidade de aprendizagem. Que lhes permite ajudar os seus professores, o trabalho com os alunos mais jovens e ajudar a reparar Un Certain problemas do computador. Eles também têm a oportunidade de participar de oficinas específicas: como a robótica, aulas de Inglês, informática e reparação e manutenção de computadores convencionais e XO: eles são nossos maiores ajudantes dentro do projeto, bem como uma fonte de inspiração para os mais jovens.

Geralmente Nossos alunos na faixa etária 5-13, uma série que de maneira nenhuma ter sido

um obstáculo para a fome das gerações mais jovens para a aprendizagem. Estes pequenos gênios tecnológicos têm se beneficiado das novas técnicas de aprendizagem oferecidos Preferido por Esses computadores.
Eles consideram Esses computadores como seu bem mais precioso, para o negociante acima eles sabem disso oportunidade de prosseguir a sua educação através de métodos mais avançados. Eles cuidar muito bem de seu equipamento, armazenando-os no interior cuidadosamente suas próprias sacolas, limpá-los em uma base regular, e mesmo imprimindo a sua própria personalidade e individualidade nele. Todo o processo tem sido uma reflexão sobre os valores que tentamos no lugar na comunidade (solidariedade, respeito, responsabilidade, compromisso, tolerância, trabalho em equipe ...) e é o resultado de um dia para interação dia com eles, não só dentro da sua sala de aula, mas também durante pausas e caminhadas em casa. Até à data, não um computador ÚNICO PARA SIDO UNACOUNTED, Isso mostra o quão bem a comunidade responder às nossas campanhas de informação, onde informação que esbocei a importância das mudanças sociais e educacionais.

Postado em 10 de Dezembro de 2012 por mariana
saiba mais: http://blog.laptop.org/2012/12/10/the-step-by-step-project-by-the-golodrian-foundation-and-the-marina-orth-foundation/#.UYA2o6KG2E4

segunda-feira, 29 de abril de 2013


Tecnologia na Educação: os alunos que ensinam os professores no CIEP Adão Pereira Nunes, no Rio de Janeiro



Para aproveitar a familiaridade dos alunos nativos digitais com a tecnologia, a coordenadora pedagógica Gisele Cordeiro idealizou o projeto de monitoria tecnológica: 36 alunos da escola, do 2º ao 5º ano, são tutores dos colegas e dos professores. Eles ajudam a criar blogs, perfis em redes sociais e grupos de discussão.
Acompanhamos, ainda, um dia na vida de uma das alunas monitoras, Ágata Farias. Ela mostra como usa a tecnologia em casa, depois que sai da escola e, junto dos colegas, conta como a internet é importante em sua vida.

 Leia mais : http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/video-tecnologia-educacao-conheca-alunos-monitores-ciep-adao-pereira-nunes-rio-janeiro-694597.shtml

Aula (2) :  Uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem

Comentário sobre a aula do dia 29/04/13

Na aula de hoje falamos sobre mídia e tecnologia e vários tipos de mídias  como jornal, revista ,anúncio, rádio ,internet etc.
Tecnologia é tudo aquilo que o homem cria para facilitar sua vida.
Respondemos perguntas sobre alguns tipos de Mídias foi bem interessante assistimos a dois videos um sobre Escolas Públicas apostam na tecnologia e outro que mostrou o avanço da tecnologia a velocidade das informações na rede .


           O que é TIC ?



As Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.






  





PoP-AL

PoP-AL é o Ponto de Presença da RNP em Alagoas. Ele está localizado em Maceió e é abrigado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL.
A SIGLA "POP"POP, ou PoP, vem do inglês "Point of Presence". Significa "Ponto de Presença", e é o termo utilizado para indicar o ponto físico de uma determinada rede de comunicação em um determinado local ou cidade.
Os POPs da RNP
A RNP opera um serviço de backbone de 10 Gbp/s para atender à comunidade acadêmica e de pesquisa, oferecendo acesso à Internet através dos seus pontos de presença (PoPs) regionais. Os PoPs da RNP, que compõem o seu backbone nacional, estão presentes em todos os 27 Estados da Federação. Instituições usuárias da infra-estrutura de rede da RNP conectam-se ao backbone diretamente, através dos PoPs, ou indiretamente, através de redes acadêmicas regionais.



terça-feira, 16 de abril de 2013

Tecnologia na Educação

Comentários sobre a Disciplina de Educação e Novas Tecnologias da Informação e da comunicação.


Aula do dia 15 de abril de 2013.
Foi uma aula espiradora , descontraída que visa o uso da tecnologia na sala de aula como meio de muita importância no ambiente escolar.

Comentário sobre a questão.

Para você, no seu cotidiano acadêmico, como tem se utilizado das tecnologias e mídias ?
No nosso cotidiano a tecnologia tem ajudado muito no meio acadêmico .
Exemplo no primeiro dia de aula não tinha levado caderno nem folhas de papel .Mas estava com o meu celular em mãos digitei todo assunto nele e tirei fotos dos livro apresentado pelo professor , isso me poupou tempo nem precisei escrever nada se não fosse a tecnologia isso não teria acontecido ela é muito importante no ambiente escolar. 



Inscrições para o 1º Alagoas Caiite são prorrogadas e o evento já registra mais de 5 mil inscritos .

As inscrições se encerrariam na próxima segunda-feira, dia 15, e a prorrogação é devido a grande procura pelo evento, que já está com vagas esgotadas em 26 atividades.
Mais informações sobre o 1º Alagoas Caiite no seguinte endereço: www.caiite.ifal.edu.br.



















Programa do Capes para a consolidação  das Licenciaturas: Ações dos novos talentos , PIBID , Observatório da Educação, PARFOR e PLI na UFAL.


Mesa redonda
Integrantes
Profª.Drª .Luana Giorola Contiero IM/UFAL
Profª.Drª.Marileide Lima de Queiróz Freitas -CEDU/UFAL
Prof°.Ms. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel CIED/UFAL
Prof°.Dr°.José Niraldo de Farias -ASI/UFAL.

Essa cartinha fala um pouco sobre cada assunto debatido no Caite  sobre OBEDUC, Novos talentos ,PARFOR e PIBID.